IEL

Conhecimento para a Competitividade Empresarial

Palmas, 28 de fevereiro de 2024 13:16

 

Notícia

Prêmio IEL de Talentos revela vencedores durante evento em Palmas

25/08/2023 - 09h52
 
 
Foto: Adilvan Nogueira

As melhores práticas desenvolvidas por estagiários, instituições de ensino e empresas clientes do Programa de Estágio Supervisionado do Instituto Euvaldo Lodi foram reconhecidas durante a cerimônia do Prêmio IEL de Talentos, ocorrida nesta quinta-feira, 24/08, no Centro de Educação e Tecnologia do SENAI em Palmas. Com oito categorias, a premiação corresponde à etapa regional do evento que é realizado pelo IEL nos estados como parte da comemoração do Dia do Estagiário.

A estagiária Magna Raquel de Almeida, da Construtora LDN, Robson Jefferson Ferreira, do SENAI-CETEC, e Paulo Victor Santos, da AGROJEM, levaram a premiação de 1º lugar, um Iphone 13 e troféu, na categoria Estagiário Inovador que é dividida pelo porte das empresas (pequeno, médio e grande porte, respectivamente).

"É muito importante pro meu processo, pro meu desenvolvimento profissional e intelectual. Acho que vai influenciar bastante daqui pra frente e abrir a mente para que a gente possa sair da zona de conforto que a gente tá acostumado a lidar no nosso dia a dia, que a gente possa visitar outros setores, outras áreas. Então, acho que é muito importante pra bagagem do conhecimento", comemorou Magna Raquel de Almeida vencedora da categoria Estagiário Inovador – Pequeno Porte com o projeto App IA Estoque que tem a finalidade de facilitar o dia a dia na gestão de produtos armazenados no canteiro de obras.

As instituições de ensino e empresas vencedoras ganham certificados e troféus reconhecendo suas boas práticas e projetos. Na categoria Instituição de Ensino, o projeto Estagiário Conectado deu o 1º lugar ao SENAI CETEC – Palmas no Ensino Técnico. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi a vencedora no Ensino Superior com o projeto Sistema de Acompanhamento e Gestão de Estágios (Sage).

"É uma grande honra para nós ter o IEL como agente de integração. Nós vemos agora como repercutiu na vida dos nossos alunos que foram premiados aqui em diversas empresas que o IEL tem vínculo e nosso prêmio é justamente para sintetizar essa articulação entre o IEL, o aluno e a instituição de ensino", pontuou Josseane Araújo, chefe do Setor de Apoio às Políticas Estudantis da Universidade Federal do Tocantins.

Na premiação das empresas concedentes de estágio, o 1º lugar foi para o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins – com o Programa Valorização de Estagiários (Pequeno Porte). O SEBRAE Tocantins com o projeto Programa de Estágio Sebrae foi o vencedor de Médio Porte e a AGROJEM com o Projeto Jovens Talentos alcançou o 1º lugar entre as concorrentes de Grande Porte.

A coordenadora do departamento pessoal da AGROJEM, Sônia Araújo falou sobre a forma que a empresa integra seus estagiários. "Sabemos que a entrada do estagiário no mercado de trabalho é um desafio e estamos comprometidos em apoiá-lo nesse momento. Apresentamos nosso modelo de negócios e envolvemos os estagiários nas atividades da empresa. Na AGROJEM, constantemente desafiamos esses jovens talentos a buscar novas oportunidades e conhecimentos, incentivando-os a se envolverem plenamente com a empresa”, disse a coordenadora acrescentando que a empresa reconhece o estágio como etapa importante e que pode se transformar em uma efetivação.

Os primeiros colocados nos estados concorrem na etapa nacional realizada pelo IEL reunindo os finalistas do país em evento previsto para o mês de outubro em São Paulo.

O diretor do IEL Tocantins, Roberto Pires, falou sobre o importante trabalho da instituição. “Já são cerca de 13 mil novos estagiários inseridos no mercado e mais de duas mil empresas atendidas nos últimos dez anos aqui no Tocantins. O IEL propõe transformar vidas e o Programa IEL de Estágio possibilita essa transformação que pode começar em um projeto ou ação inovadora entre os premiados de hoje”, observou.

O evento contou com a presença do superintendente do IEL Tocantins, Charles Alberto Elias, de conselheiros e integrantes da diretoria do Sistema FIETO, Carlos Wagno Milhomem, Cícero Bento, Bartolomé Garcia, Diego Teodoro Alba, Gliner Borges, Geova Pereira, Luciano Rocha, Sérgio Tavares, Tiago Ferreira, entre outros representantes das empresas e instituições de ensino finalistas.

Os premiados da etapa regional foram definidos por meio de avaliação (maior pontuação) de uma banca técnica com conhecimento em inovação, conforme regulamento.


Confira o resultado completo:


INSTITUIÇÃO DE ENSINO

 
Categoria Educação Inovadora – Nível Técnico

1º colocado: SENAI CETEC – Palmas -Projeto: Estagiário Conectado
2º colocado: IFTO – Campus Palmas - Projeto: Estágio dos Cursos Técnicos no Campus Palmas do IFTO
3º colocado:  UNITOP - Projeto Inovador: Unitop Carreira

Categoria Educação Inovadora – Nível Superior

1º colocado: UFT – Universidade Federal do Tocantins - Projeto Inovador: Sistema de Acompanhamento e Gestão de Estágios (Sage)
2º colocado: UNITOP - Projeto Inovador: Unitop Carreira
3º colocado: ITPAC Araguaína - Projeto Inovador: Encantamento de Estágio

EMPRESAS CONCEDENTES

Categoria Empresa Inovadora - Grande Porte

1º colocado: AGROJEM -  Projeto Inovador: Jovens Talentos
2º colocado: TJTO – Tribunal de Justiça do Tocantins - Projeto Inovador: Capacitação de Estagiário - Poder Judiciário do Estado do Tocantins
3º colocado: ENERGISA - Projeto Inovador: Programa de Estágio Energisa

Categoria Empresa Inovadora - Médio Porte

1º colocado: SEBRAE TO – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins - Projeto Inovador: Programa de Estágio Sebrae
2º colocado: SESI DR/TO – Serviço Social da Indústria - Projeto Inovador: Gestão de Estagiários do SESI DR/TO
3º colocado: IGEPREV – Instituto de Gestão Previdenciária- Projeto Inovador: Programa de Estágio Jovem Mais

Categoria Empresa Inovadora - Micro/ Pequeno Porte

1º colocado: SENAR –TO Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Projeto Inovador: Programa Valorização de Estagiários
2º colocado: CRP Tecnologia - Projeto Inovador: Jornada de Talentos
3º colocado (empate): Academia Tchibum -Projeto Inovador: Conhecer para Ser
SICOOB Tocantins -Projeto Inovador: Conhecimento Estagiário

ESTAGIÁRIOS

Categoria Estagiário Inovador - Grande Porte

1º Colocado: Paulo Victor Santos – AGROJEM - Projeto Inovador: Uso de Biorremediadores em estações de tratamento
2º Colocado: Eder Lucas Abreu – SECAD - Projeto Inovador: Ambiente Colaborativo – Bem-estar
3º Colocado: Maria Clara Rezende – TJTO - Projeto Inovador: Saúde em pauta

Categoria Estagiário Inovador- Médio Porte

1º Colocado: Robson Jefferson Ferreira – SENAI CETEC Palmas - Projeto Inovador: Conectando saberes
2º Colocado: Luis Fernando Santos – IGEPREV - Projeto Inovador: Rolê estagiário
3º Colocado: Maria Karolina Oliveira – IGEPREV- Projeto Inovador: Bem vindo estagiário

Categoria Estagiário Inovador- Micro/ Pequeno Porte

1º Colocado: Magna Raquel de Almeida – Construtora LDN -Projeto Inovador: APP IA Estoque
2º Colocado: Bárbara Mendes de Figueiredo – Unidade SESI Palmas- Projeto Inovador: Família em quadra
3º Colocado: Davi Lucas de Andrade – Unidade SESI Palmas -Projeto Inovador: Aulas dinâmicas e recursos de mídias associados ao bem-estar

 

Por Najara Barros

Assessoria de Imprensa IEL (63) 3229-5737

 

 


 
 
 
ACSE 1 Rua de Pedestre SE 03 LOTE 34-A Edifício Armando Monteiro Neto Plano Diretor Sul - Palmas-TO CEP: 77020-016