Dezessete condecorações foram entregues a estagiários, instituições de ensino e empresas demandantes de estágio supervisionado por meio de convênio com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Por Priscila Cavalcante
O Dia do Estagiário, 18 de agosto, foi comemorado na tarde desta terça com entrega de premiação durante a cerimônia do Prêmio IEL de Estágio, realizada durante a Feira de Negócios de Palmas 2015. Acadêmica de Engenharia Civil, Renata Carvalho, que estagia na empresa New Arquitetura, foi a vencedora da noite entre os estagiários. Gilsiandry Pereira e João Batista de Araújo, ambos estagiários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ficaram com 2º e 3º lugar na categoria, respectivamente.
“Esse prêmio é um reconhecimento e valoriza o estagiário. É um mérito que a gente vai carregar o resto da vida na academia e como profissional”, disse Renata Carvalho, que ganhou trófeu e certificado do Prêmio.
Na categoria Instituição de Ensino Destaque, o Instituto Tocantinense de Ensino Superior e Pesquisa (ITOP) levou o 1º lugar seguido da Faculdade Católica do Tocantins (FACTO) na 2ª colocação. Entre as empresas demandantes de estágio, as melhores práticas de estágio de onze empresas, divididas em quatro categorias (Pequena, Média, Grande e Sistema Indústria), foram reconhecidas.
A iniciativa visa reconhecer e incentivar a qualidade dos programas de estágio e garantir o cumprimento da Lei 11.788/2008 que dispõe sobre o estágio, como destaca a superintendente do IEL Tocantins, Roseli Sarmento. “É uma forma de incentivo e de reconhecimento dos envolvidos no estágio e de evidenciar que ele deve ser oferecido como um ato de aprendizagem. Algumas vezes o papel do estágio é confundido e com o prêmio nós queremos valorizar as empresas que os fazem da forma correta”, explica.
O chefe de Gestão do Desempenho do TRE, Clairton Thomazi, reforça que o Tribunal, ganhador de três prêmios na noite, foca justamente a aprendizagem ao oferecer estágio. “A gente adota como premissa, e acho que é um grande diferencial, tratar o estagiário realmente como um estudante. A gente desenvolve a conscientização dos supervisores de que o estagiário está lá para finalizar uma atividade, ter uma entrega para o tribunal, mas principalmente para aprender”. Para isso, o TRE desenvolve um programa de ambientação próprio para o estagiário e avaliações periódicas.
A observação do desempenho dos estagiários, melhores “fiscais” da instituição de ensino e das empresas demandantes, também são diferenciais, segundo o professor Faculdade Católica do Tocantins, André Pugliese. “A gente procura fazer um acompanhamento mais justo, mais próximo buscando informações do desempenho dos estagiários e se as empresas têm sido bons espaços para os estagiários desenvolverem as competências necessárias para que possamos ter excelentes profissionais oriundos de nossa instituição”, observou o professor da FACTO, 2ª colocada na categoria instituição de ensino superior.
A premiação avalia, por meio de análise de relatório e visitas técnicas, os seguintes critérios: atração, desenvolvimento e retenção de estagiários (Empresa Destaque), perfil do estagiário, argumentação e redação do relatório (Estagiário Destaque) e estrutura, logística, acompanhamento e incentivo à prática de estágio (Instituições de Ensino). Os vencedores concorrem à etapa nacional do Prêmio IEL de Estágio ainda este ano (data a confirmar). O edital com os critérios da etapa estadual da premiação está disponível no site do IEL Tocantins.
Resultados
Categoria Estagiário Destaque
1º lugar: Renata Carvalho – Empresa: New Arquitetura
2º lugar: Gilsiandry Pereira – Empresa: Tribunal Regional Eleitoral - TRE
3º lugar: João Batista de Araújo – Empresa: Tribunal Regional Eleitoral -TRE
Categoria Instituição de Ensino Destaque
Nível Superior
1º lugar: Instituto Tocantinense de Ensino Superior e Pesquisa - ITOP
2º lugar: Faculdade Católica do Tocantins – FACTO
Ensino Técnico
1º lugar: Instituto Federal de Educação do Tocantins – IFTO
Categoria Empresa Destaque
Micro e pequena Empresa
1º lugar: Durax
2º lugar: SINTET
3º lugar: Construtora LDN
Média Empresa
1º lugar: Sebrae Tocantins
2º lugar: Tribunal Regional Eleitoral - TRE
3º lugar: Construtora Constructor
Grande Empresa
1º lugar: Defensoria Pública do Estado do Tocantins
2º lugar: Capim Dourado Shopping
3º lugar: Prefeitura Municipal de Porto Nacional
Categoria Sistema Indústria
1º lugar: SENAI Tocantins
2º lugar: SESI Tocantins
Serviço: Assessoria de Imprensa IEL - (63) 3229-5775